O que é a função inverter do Ar condicionado? Essa função gastam mais energia?

Muitas pessoas que deixam de comprar um ar-condicionado o fazem por acreditar que qualquer modelo, independente da sua potência ou de suas características, pode ser responsável por aumentar muito a conta de energia elétrica. De fato, os modelos em geral têm um consumo maior do que o de outros eletrônicos, mas isso não é motivo para preocupação.

Uma das maneiras de reduzir o impacto na conta de luz é lançar mão de um modelo que conte com a função Inverter. Esse recurso visa especificamente a redução do consumo de energia do seu aparelho. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele e entender como isso funciona.

Reduzindo o consumo em até 60%
Os modelos do tipo Inverter proporcionam uma menor variação térmica, fato que pode representar uma economia de até 60% no consumo de energia. Além disso, esses modelos têm a capacidade de atingir a temperatura programada de forma mais rápida. Por fim, vale lembrar que esses modelos utilizam gás ecológico, o que faz com que eles não prejudiquem a camada de ozônio.

Entretanto, é preciso estar atento o tipo de ambiente no qual esses aparelhos mais se destacam. Em geral, eles são uma boa pedida para quem precisa manter o aparelho ligado por mais tempo – o dia todo, por exemplo. Um bom exemplo são as salas climatizadas, que precisam ter uma determinada temperatura constante ao longo do dia.

Como funciona o ar-condicionado split Inverter?
Graças à forma como foi concebido, a tecnologia Inverter permite que o compressor não precise ser desligado nunca, o que impede que haja picos de voltagem. Como o próprio nome índia, o Inverter age como um inversor de frequência, controlando a velocidade de compressão do ar-condicionado.

Podemos traduzir tudo isso da seguinte forma: quanto menor for a retirada de calor do ambiente, menor será a velocidade do compressor. Assim, sem oscilações na temperatura (os tais dos picos de energia), você não passa frio e calor a toda hora, pois a temperatura se mantém sempre constante.

Vale a pena investir em um ar-condicionado do tipo Inverter?
Sim! Como já mencionamos aqui, são vários os benefícios que esse modelo proporciona. A economia de energia em relação aos modelos tradicionais é apenas um deles. Some a isso o fato de eles serem mais silenciosos, pois trabalham em baixa rotação quando a temperatura é estabilizada.

Como o desgaste do compressor é menor, uma vez que o seu motor não precisa ficar ligando desligando toda hora, o produto se torna mais durável. Por fim, mencionamos outra vez dois fatores muito positivos: rapidez para se atingir a temperatura programada e estabilidade de temperatura, sem oscilação entre quente e frio.

Fonte: Philco.com.br

Solicite seu Orçamento!!!